Associe-se
Notícias

EX-PRAÇA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS TORNA-SE PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO MILITAR DA OAB/DF

Com história de origem humilde, Presidente tem planos para alavancar as discussões sobre o direito nas Corporações Militares do DF. publicado em 05/07/2018 às 17:10  —  atualizado em 09/07/2018 às 15:26

Embora recém-criada, a Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, sob a Presidência do advogado e professor Alexandre Carvalho, já carrega uma grande responsabilidade: trazer luz ao direito inerente às Corporações Militares da Capital Federal sempre neglicenciado do debate acadêmico.

 

Mas a história do Doutor Alexandre guarda uma conotação bastante peculiar. É ex-fuzileiro naval (Praça) e ainda foi agente da Polícia Civil do Distrito Federal antes de escolher a advocacia por profissão. Seu currículo é admirável  enquanto no exercício da advocacia: é professor de direito processual penal e especialista em Criminologia. Já atuou em mais de 500 júris e quase três mil instruções processuais.

 

Em entrevista concedida a conselheiros do Fórum Nacional Permanente de Praças dos Corpos de Bombeiros Militares e das Polícias Militares do Brasil - FONAP, Dr. Alexandre fala sobre sua vida antes de chegar a Brasília. Oriundo da Capital Paraense, relata emocionado, mas com orgulho, as dificuldades pelas quais passou por lá, tendo sobrevivido com sua família, por vezes, com alimentos coletados das sobras do CEASA daquela Capital. Descreve como ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais aos 17 anos de idade onde serviu por mais de sete anos e adquiriu grande experiência da vida militar, até vir a Brasília para estabelecer residência.

 

Sd. Alexandre do Corpo de Fuzileiros Navais (ao centro com a arma)

 

Além dos trabalhos inerentes à própria Comissão, Dr. Carvalho relata a necessidade de participação desta em projetos sociais, como a distribuição de sopas e a campanha do agasalho que tem implementado e realizado com a participação dos demais membros.

 

Sob sua coordenação, no começo deste ano, também foi realizada uma mesa redonda a fim de levar a debate o direito militar aos interessados, “o que foi um sucesso de público”, relata o Presidente, com a “participação de um grande número de pessoas no evento mesmo frente a um temporal que acometeu a Cidade naquele dia”, completa.

 

A comissão de Direito Militar da OAB/DF foi criada no começo de 2017 e tem por finalidade a discussão e posicionamento acerca das questões das Corporações Militares do Distrito Federal que lhe são apresentadas. Alexandre reclama da total ausência de participação das faculdades no que tange ao tema Direito Militar. Para ele, não parece um esquecimento, mas um total abandono desta seara do direito, relegando esses profissionais a uma carência enorme na defesa de seus direitos fundamentais.

 

Essa filosofia jurídica em torno da defesa dos direitos dos militares (em especial das forças de segurança pública do país) chamou a atenção dos Conselheiros do Departamento Jurídico-Legislativo do FONAP, que de pronto, se colocaram à disposição do Presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/DF para contribuir no que for necessário. Ao avaliar todo o desempenho e luta do FONAP em defesa de policiais e bombeiros-militares do DF, Dr. Alexandre Carvalho imediatamente convidou os Conselheiros Alcionir Urcino e Márcio Sobrinho para comporem a Comissão da OAB/DF.

 

O FONAP sente-se honrado em entrevistar o Dr. Alexandre Carvalho, e agora, com espaço jurídico para colaborar na projeção da Comissão de Direito Militar da OAB/DF na garantia dos direitos dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal.

 

Assista o vídeo da entrevista:

 

FONAP © 2022 — Todos os direitos reservados
Seu IP  →  3.133.121.160
ver no mapa Sede Principal - Brasília - DF Edifício OAB - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 7º Andar, Sala 705
CEP: 70070-913
(61) 98190-9193
Ao lado do Conselho Federal da OAB