Associe-se
Notícias

FONAP SE REUNE COM RELATORA DA MP 760 PARA TRATAR SOBRE AS EMENDAS APRESENTADAS

Membros do FONAP comparecem ao gabinete da Deputada Erika Kokay, Relatora da Medida Provisória 760 de 2016, para explicar as propostas de emendas à MP publicado em 02/04/2017 às 16:47  —  atualizado em 02/04/2017 às 19:08

Nessa sexta-feira (31), membros da Presidência e Conselheiros do FONAP, compareceram ao gabinete da Deputada Erika Kokay, Relatora da Medida Provisória 760 de 2016, para explicar as propostas de emendas à MP, esta que altera a Lei nº 12.086, de 06 de novembro de 2009, que trata sobre as promoções dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal.

 

 

Foi explicado à deputada que, embora a Lei nº 12.086/2009 já possui mais de 7 anos de sua edição, há enorme dificuldade para a alteração e adequação da sua redação. A MP 760, com o devido emendamento, possibilitará que os bombeiros e policiais militares tenham o seu direito de promoção atendido, conforme prevê os estatutos, pois desde 2014 não há fluxo regular nas promoções das Praças, ausente, portanto, qualquer promoção à Segundo-Tenente nas duas Corporações, considerando que no CBMDF há mais de 300 Subtenentes possuidores do Curso de Habilitação de Oficiais - CHO e, com isso, um gasto de cerca R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) já despendidos.

 

 

Já na PMDF a dificuldade cinge-se pela falta do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos - CHOAEM pelos Subtenentes para a promoção à Segundo-Tenente e do Curso de Aperfeiçoamento de Praças - CAP pelos Terceiros-Sargentos para promoção a Segundo-Sargento, daí é premente que haja, por período certo, a dispensa de tais cursos na PMDF e possibilite fluxo regular nas promoções.

 

 

Outro ponto levado à deputada foi o novo formato de carreira a que se pretende com as emendas, com alterações mínimas na Lei nº 12.086/2009. Trata-se da carreira em "Y", onde o policial ou bombeiro militar Praça possa participar do processo seletivo interno para os Quadros de Oficiais que atualmente são ocupados diretamente por civis (QOPM, QOBM/Comb, QOBM/Compl). Na formato da carreira em "Y" haverá ingresso de civis apenas no cargo de Soldado (única porta de ingresso), exceto os médicos, dentistas, veterinários e capelães.

 

 

A deputada ouviu atentamente as explicações e se comprometeu a analisar com cuidado as emendas apresentadas por diversos parlamentares para, então, poder emitir o seu relatório na Comissão Mista da MP 760/2016.

 

 

Também, foi tratado sobre a necessidade de uma Audiência Pública para que o público alvo compareça e possa opinar sobre objeto de discussão da Medida Provisória, a carreira policial-militar e a carreira bombeiro-militar no Distrito Federal. Ficou estabelecido, por consequência, que a Audiência Pública deve ocorrer ainda esta semana.

 

 

A Dep Érika Kokay garantiu que na semana seguinte, após a audiência pública e, a depender do presidente da Comissão, haverá reunião para a apresentação e deliberação do seu relatório pelos membros da Comissão Mista designados, antes da submissão do texto ao Plenário da Câmara dos Deputados e posterior envio ao Plenário do Senado Federal.

 

 

O FONAP permanece firme na defesa dos direitos dos seus associados,  em  obediência aos princípios consignados no art. 5º do seu Estatuto, especialmente o de Apresentar sugestões, propostas de alteração à legislação existente ou em elaboração…; e de Defender a carreira policial militar, a carreira bombeiro militar e sua remuneração. Princípios estes, bem evidenciados durante a construção das emendas sugeridas pelo FONAP e apresentadas pelos parlamentares.

 

 

Veja as Fotos AQUI

FONAP © 2022 — Todos os direitos reservados
Seu IP  →  3.142.197.198
ver no mapa Sede Principal - Brasília - DF Edifício OAB - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 7º Andar, Sala 705
CEP: 70070-913
(61) 98190-9193
Ao lado do Conselho Federal da OAB