Associe-se
Notícias

O CONER-DF/FONAP participa de audiência pública com o tema unificação das polícias na Câmara dos Deputados.

Comissão especial se reúne no Plenário 9 da Câmara dos Deputados para apresentar Plano de Trabalho sobre a unificação das Polícias Civil e Militar FONAP publicado em 27/11/2015 às 15:21  —  atualizado em 27/11/2015 às 16:13


Na tarde desta terça-feira (24), momentos antes da audiência pública promovida pelo Deputado Rôney Nemer, o CONER-DF/FONAP, nas pessoas de Renilson Roma, Raimundo Teles, Jeferson Maximino e Eduardo Januário, foi, de última hora, convidado a participar de uma audiência de constituição de uma Comissão Especial para tratar da Unificação das Polícias Civil e Militar.

 

Ao chegarem ao Plenário 9, os Conselheiros foram acolhidos pelo Deputado Federal Laerte Bessa (PR/DF) e pelo Chefe de Gabinete do Deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e Vice-presidente da ANASPRA, Subtenente Heder, que os parabenizou por estar ali acompanhando a constituição de uma Comissão Especial de Unificação das Polícias.

 

O relator da Comissão, Deputado Vinícius Carvalho (PRB/SP), apresentou o projeto, o trabalho a ser desenvolvido e o cronograma dos encontros a serem realizados até 2018.

 

Três coisas chamaram a atenção:

 

A primeira foi o fato de os encontros serem realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deixando de fora um encontro aqui em Brasília com os representantes da PCDF e PMDF. A justificativa é de que os 3 (três) Estados possuem os maiores efetivos do Brasil.

 

A segunda foi a previsão de viagens internacionais pela Comissão com o objetivo de estudar in loco as Polícias da Alemanha, Estados Unidos e Canadá por serem consideradas as melhores do mundo.

 

E a terceira, talvez a mais importante, mas, que passou despercebida pelos presentes foi a fala de Bertolt Brecht estampada no painel do Plenário como que convidando a todos para esse processo histórico de mudança na Segurança Pública do Brasil:

 

“Nada é impossível de mudar: Desconfiai do mais trivial, na aparência singela. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.”

 

O FONAP solicitou cópia do projeto e se compromete em acompanhar o trabalho dessa Comissão e em momento oportuno apresentará suas considerações quanto à unificação das polícias civil e militar.

 

Veja as fotos do evento  AQUI.

FONAP © 2025 — Todos os direitos reservados
Seu IP  →  216.73.216.24
ver no mapa Sede Principal - Brasília - DF Edifício OAB - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 7º Andar, Sala 704
CEP: 70070-913
(61) 98190-9193
(61) 99819-3190
Ao lado do Conselho Federal da OAB